Queremos notícias...

O Departamento de Letras publica o quadro "Eles fazem parte da nossa história?", contando as novidades e o caminho que vocês, ex-alunos, estão trilhando. Mande um e-mail para dletrasunisc@gmail.com e conte o que você está fazendo.

domingo, 5 de julho de 2009

"Em abril de 2009, me tornei bolsista do projeto “O processo de implementação do FUNDEB e os impactos sobre a qualidade e a valorização do ensino público escolar em Santa Cruz do Sul – RS”, coordenado pela professora Rosa Maria Schneider do Departamento de Educação da UNISC, onde, desde então, juntamente com os demais participantes do projeto, desenvolvo atividades de pesquisa, análise e coleta de dados obtidos através de entrevistas, visitas ou questionários.

Nosso trabalho tem por objetivo verificar e analisar o destino e as modificações proporcionadas pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) nas escolas municipais de ensino fundamental e os resultados obtidos através da implantação do mesmo em três escolas do município de Santa Cruz do Sul com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) muito baixo.

A pesquisa desenvolve-se através da busca e análise de documentos que contenham declarações sobre os gastos e investimentos realizados através do fundo e suas consequentes melhorias nas escolas. Por isso, analisamos os resultados de provas que avaliam o desempenho da educação municipal (Prova Brasil) e a qualidade de ensino que está sendo oferecido aos estudantes destas escolas. Além disso, realizamos visitas às escolas para verificar os investimentos em estrutura física: quadra para educação física, laboratório, recursos audiovisuais e biblioteca.

Com base neste conjunto de informações coletadas é possível realizar um diagnóstico da situação em que a instituição de ensino se encontra, havendo uma maior consciência do que se está sendo feito para a melhora na qualidade de ensino nas escolas brasileiras, e neste caso específico, nas escolas de Santa Cruz do Sul.

Posso afirmar que participar do projeto está sendo muito produtivo, pois através dele tive a oportunidade de conhecer e aprender sobre financiamento e qualidade de ensino, bem como de que forma é realizada a avaliação do desempenho dos alunos do sistema público de educação. Além de que, ele também possibilita um crescimento e um percepção maior sobre a realidade escolar, o que é muito importante para mim enquanto futura educadora".

Taís Binotto
Cursando Letras Português/Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Letras
Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br