Queremos notícias...

O Departamento de Letras publica o quadro "Eles fazem parte da nossa história?", contando as novidades e o caminho que vocês, ex-alunos, estão trilhando. Mande um e-mail para dletrasunisc@gmail.com e conte o que você está fazendo.

terça-feira, 21 de julho de 2009

"Ingressei na graduação do Curso de Letras Português em 2003. Em abril de 2004 fui selecionado para atuar como Bolsista de Iniciação Científica no projeto Leitura e poesia, coordenado pelo Prof. Dr. Norberto Perkoski. Trabalhei junto ao projeto até o fim do primeiro semestre de 2008, quando já haviam avançados os estudos e o trabalho intitulava-se Leitura, poesia e canção. Em 2009 passei a atuar como monitor de graduação, trabalhando novamente ao lado do prof. Norberto na disciplina “Teoria da Literatura I”. Ao longo dos anos, recebi vários tipos de bolsas: FAPERGS, PUIC, PROBIC e PROBAE, e em mais de quatro anos de atividades – de 2004 a 2008 – minhas atividades arrolaram-se em torno da reflexão sobre o fenômeno poético, tanto de um ponto de vista teórico quanto prático. Sem dúvida que tais atividades estimularam e aprimoraram meu processo de reflexão, minhas intuições, minhas relações entre conhecimentos e minha visão de mundo. E sem dúvida também que esse enriquecimento colaborou com o desenvolvimento das atividades que me foram propostas na graduação, especialmente das questões desafiadoras, que muitas vezes surgiram não do professor, mas das arguições que fiz a mim mesmo. E é sempre uma satisfação saber perceber que o resultado de sua atividade de pensamento, que por sua vez foi estimulado por várias leituras, engendra um bom trabalho, seja na forma escrita ou oral. Bolsas de pesquisa e monitorias oferecem possibilidades para que se desenvolvam esses processos de uso efetivo e coerente do conhecimento, mas é importante que o aluno tenha interesse pelas indagações que o projeto oferecido persegue, que foi o meu caso. Durante o tempo em que atuei, li diversas obras teóricas, dezenas de obras literárias de poesia, refleti sobre a poética nas artes plásticas, na música e no cinema e, ainda por cima, participei diversas vezes de eventos, inclusive fora do estado, apresentando o trabalho desenvolvido. Enfim, a experiência foi, de maneira geral, enriquecedora, especialmente para alguém como eu que prazerosamente pensa a partir da linguagem escrita e da linguagem falada, entre tantas outras coisas que se fez constituir o mundo".

Fabiano Felten de Andrade
Cursando Letras Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Letras
Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br