Queremos notícias...

O Departamento de Letras publica o quadro "Eles fazem parte da nossa história?", contando as novidades e o caminho que vocês, ex-alunos, estão trilhando. Mande um e-mail para dletrasunisc@gmail.com e conte o que você está fazendo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Que saudade!!! Saudade do curso, dos professores, dos colegas, das dependências, dos barzinhos, das noites frias de congelar até pensamento, mas que eram aquecidas com nossos loucos devaneios e com nossas leituras e interpretações.

Já fazem sete meses que sou professora formada, mas parece que foi ontem que recebi do prof. Elenor o meu tão sonhado diploma. Desde então – e até antes da formatura – já vinha passando meu conhecimento adiante. Mas agora está diferente.

Minhas únicas experiência em sala de aula (sala de aula de escola, mesmo) haviam sido como aluna e, claro, como estagiária. Mas agora sou professora titular da E.E.E.M. Frederico Kops, de Sinimbu, onde leciono para três turmas de Ensino Fundamental e três turmas de Ensino Médio, com quem trabalho português e inglês. Está sendo uma experiência incrivelmente diferente. Até agora, nunca havia sido eu a única responsável pela avaliação da turma toda. Nunca havia sido a única responsável por passar o conteúdo de forma correta aos alunos. É diferente, mas estou adorando a nova experiência! É um trabalho estressante? Às vezes. Levo trabalho para casa? Quase sempre. Passo fins de semana corrigindo trabalhos e redações? Frequentemente. Mas e daí? Gosto do que faço (apesar dos estresses) e pronto!

Além disso, também continuo lecionando no CCAA, de Santa Cruz, onde trabalho com duas turmas de inglês básico (uma turma de adolescentes e outra de adultos). Para os professores com mais anos de serviço certamente parece pouco, mas para mim é um grande número. Eu tenho, atualmente, 163 alunos. Isso sem contar os alunos que já tive.

Estava previsto que eu iria viajar em janeiro, mas a vida é uma caixinha de surpresas. Estou no Brasil ainda, pois tenho a missão de “conduzir os educandos a se realizarem como autênticos cidadãos, respeitando e valorizando nossa língua materna e outras línguas (...)”. E não tenho pressa. Estou aqui ainda porque Deus me quer aqui e, com certeza, sabe o que é melhor para mim. Se eu não for agora, vou em julho, ou até mesmo mais tarde. Mas ainda irei, juro!! Afinal, nada melhor para aprender uma língua do que convivendo com ela diariamente.

Por hora, enquanto não vou para lá, vou “professorando”, sonhando e realizando sonhos".

Ana Luiza Düren
Graduada em Letras Português/Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Letras
Av. Independência, 2293 - bloco 6 - sala 622
Bairro Universitário - Santa Cruz do Sul / RS
Fone: (51) 3717-7380
E-mail: dletras@unisc.br