"Ingressei na Instituição em 2008 e, a partir de 2009, iniciei minha participação como bolsista BIC/FAPERGS no projeto A compreensão de textos argumentativos e narrativos por leitores de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, sob orientação do professor Jorge Alberto Molina. Atualmente sou bolsista de Iniciação Científica PUIC/UNISC do projeto Com a palavra a palavra, da professora Ângela Cogo Fronckowiak. Este projeto é financiado pelas horas atividade da docente e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da FACED/UFRGS e à linha de pesquisa Estudos das Infâncias, onde a professora desenvolve seu estudo de doutorado. Além disso, ele integra os estudos do Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos/CNPq-UNISC ao qual a professora está vinculada.
Como trabalhei durante dois anos em uma escola municipal de Educação Infantil, sempre me senti instigada a buscar mais sobre docência, infância e literatura. Antes de fazer parte do projeto Com a palavra a palavra, eu tinha uma visão mais restrita sobre a infância. Hoje, após várias leituras, seminários avançados e discussões junto à orientadora e também com outros alunos do Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos, a vejo com outros olhos. Em nosso estudo, buscamos alternativas de promoção da leitura literária e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, problematizando as práticas docentes priorizadas nos cursos de formação de professores. Também estudamos os vínculos existentes entre a escrita das crianças e a intencionalidade projetiva dada pela voz leitora do adulto que as acompanha. Atualmente estamos observando crianças da turma do 1º ano da Escola Educar-se.
Atuo também como bolsista no Programa de Iniciação à Docência PIBID/UNISC, que é financiado pela Capes. Esta é a primeira vez em que uma universidade comunitária está podendo participar deste programa. Quanto a um dos seus objetivos, ele consiste em os acadêmicos irem às escolas municipais e estaduais integrantes do PIBID (que são cinco dentro da cidade de Santa Cruz do Sul) para verificar quais são suas reais necessidades, buscando encontrar alternativas para melhorar o desempenho dos alunos em questões relativas à área da leitura, escrita e compreensão de textos. Logo, colocar em prática o que estamos aprendendo na licenciatura em Letras.
Participar destas duas pesquisas na instituição, como acadêmica do curso de Letras, é uma oportunidade única que, com certeza, me traz e trará um conhecimento muito grande. Neste sentido, fará com que eu me sinta melhor preparada para enfrentar a carreira docente, e também para um possível mestrado".
Graziele Andréia Blank Meurer
Acadêmica do Curso de Letras Português/Inglês
Nenhum comentário:
Postar um comentário